GEOTEC

O Laboratório de GEOTECnologias Aplicadas é uma iniciativa conjunta entre estudantes, técnicos e professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Cuiabá - Octayde Jorge da Silva. Seu principal objetivo é desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. Estabelecido em junho de 2015 por um grupo de estudantes do curso Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio, o Geotec, vem demonstrando entusiasmo e determinação. Desde então, o laboratório tem se dedicado a promover o aprendizado prático e a inovação tecnológica no contexto educacional.

No ano de 2017, surgiu no mesmo espaço físico o Núcleo de Estudos e Práticas em Educação e Inovação Tecnológica, denominado ARTÍFICES, por iniciativa de técnicos em assuntos educacionais e professores. A integração entre o GEOTEC e o ARTÍFICES fortaleceu ainda mais o ambiente de colaboração, impulsionando o desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

O GEOTEC se tornou um ambiente dinâmico, onde os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos teóricos em projetos práticos, adquirindo habilidades e competências relevantes para suas formações acadêmicas e profissionais. Além disso, o laboratório estimula a interação e a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes cursos e níveis de ensino, promovendo uma aprendizagem colaborativa.

Com o apoio dos técnicos e professores envolvidos, o GEOTEC busca incentivar a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor dos estudantes. Por meio de parcerias com instituições públicas e privadas, o laboratório amplia suas possibilidades de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade.

Tanto o GEOTEC quanto o ARTÍFICES têm se destacado no IFMT como referências em práticas inovadoras na educação. Através de uma abordagem indissociável entre pesquisa, ensino e extensão, o laboratório proporciona um ambiente propício para a formação de uma nova geração de profissionais capacitados e comprometidos com a aplicação de tecnologias e conhecimentos em suas áreas de atuação.

Dessa forma, o GEOTEC, vinculado ao ARTÍFICES, continua desempenhando um papel importante no IFMT, impulsionando o desenvolvimento de projetos, promovendo a integração entre teoria e prática, e estimulando a inovação educacional e tecnológica.