O Laboratório de Geotecnologia Aplicada aprovou o projeto de extensão intitulada "Avaliação de Documentação Fundiária com uso de Sistema de Informação Geográfica (SIG)". A iniciativa foi selecionada no Edital 081/2023 de Apoio a Projetos de Extensão, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IFMT, e tem como objetivo oferecer capacitação e aperfeiçoamento na área de agrimensura e geoprocessamento.
A iniciativa será dividida em duas fases distintas. Na primeira etapa, será realizado o planejamento e a formação de estudantes monitores. Esses estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades práticas e teóricas na avaliação de documentação fundiária, utilizando as ferramentas do SIG. Essa iniciativa visa fornecer uma formação abrangente e atualizada para os participantes.
Na segunda fase, será oferecido um curso na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltado para profissionais da área de agrimensura e também para aqueles interessados e envolvidos com o geoprocessamento. O curso proporcionará aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a avaliação de documentação fundiária e a utilização do SIG como uma ferramenta essencial nesse processo.
É relevante destacar que essa iniciativa possui um histórico significativo, conforme evidenciado nas fotos publicadas aqui, devido a uma parceria estabelecida em 2019 com o Cartório de Registro de Imóveis de Lucas do Rio Verde - MT, por meio de um acordo de cooperação. Nessa parceria, foi desenvolvido o projeto "Geotecnologias no Registro Fundiário", que contribuiu com relevância no desenvolvimento de atividades relacionadas a esse tema. A experiência adquirida durante essa parceria será incorporada e enriquecerá as atividades dessa iniciativa de extensão.
Com a aprovação dessa iniciativa, busca-se fortalecer ainda mais a formação de profissionais qualificados nesse campo, promover o uso eficiente do SIG na avaliação de documentação fundiária e contribuir para a regularização e segurança das questões relacionadas às propriedades rurais.
Mais informações sobre a iniciativa "Avaliação de Documentação Fundiária com uso de SIG", podem ser obtidas através do e-mail geotec@cba.ifmt.edu.br.