Geotec faz a primeira visita técnica do ano de 2023

Publicado por: Campus Cuiabá / 3 de Julho de 2023 às 20:22

No dia 23 de maio de 2023, o Laboratório de Geotecnologias Aplicadas (GEOTEC) do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá-Octayde Jorge da Silva, organizou uma visita técnica para 16 estudantes do Curso Técnico em Agrimensura Integrado ao Ensino Médio, que participam dos projetos de pesquisa realizados pelo laboratório.

A excursão percorreu rodovias estaduais e municipais nos municípios de Nobres e Rosário Oeste, em Mato Grosso, com destaque para os distritos de Bom Jardim, Gleba Coqueiral e Marzagão. O principal objetivo da visita foi conhecer as paisagens e suas diferentes formas de uso e cobertura do solo. Essa experiência prática proporcionou um apoio valioso para a interpretação e classificação de imagens de satélite, além do aprimoramento das técnicas de sensoriamento remoto.

Um dos grandes benefícios dessa visita foi oferecer aos estudantes a oportunidade de conhecer ambientes e realidades distintas. Ao sair das salas de aula, esses jovens puderam vivenciar, na prática, diferentes atividades agrícolas, como o cultivo de segunda safra, incluindo milho, milheto e sorgo. Além disso, foi possível observar plantações de eucaliptos e ter uma visão das atividades pecuárias, tanto nas formas tradicionais e extensivas quanto nas inovadoras, que envolvem a integração entre a lavoura e a pecuária. Também puderam observar a vegetação do Cerrado já avançando em sua estação seca.

Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir com os professores Roberto Souto, Cláudio Dias e com a servidora Verbena Florêncio, que forneceram orientações para os exercícios de coleta de dados e observações de campo. Isso fortaleceu suas habilidades práticas e compreensão de cenários do mundo real.

Essa visita técnica foi a primeira e, portanto, teve um caráter exploratório, mas acabou se tornando um marco significativo no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes, ampliando seu conhecimento no campo das geotecnologias.

Marcadores: ifmt campus-cuiaba